Valuation

Aqui explica melhor:
https://cavalcanteassociados.com.br/calculo-da-perpetuidade-com-e-sem-crescimento/

3 curtidas

Para ser sincero quanto mais eu leio esse artigo mais confuso eu fico. Tem algum “macete”, dica ou algo do tipo para eu saber qual % eu devo usar na perpetuidade ? ou eu devo fazer vários cálculos comparativos com perpetuidades distintas, um com perpetuidade 0, outros com perpetuidade acima de 0 ? Eu posso presumir que se o patrimonio liquido esta aumentando todo ano, sendo superior ao do ano anterior que a perpetuidade será superior a 0 ?

1 curtida

Brother, em geral usamos a projeção do PIB Brasileiro (2,5% a 3%) ou então a do PIB setorial da ação que estás analisando. Costumo conferir as projeções que o BNDES publica.

5 curtidas

Foi meu erro no início… kkkk

@rafaeljsm Opa, boa ideia. vlwww …

1 curtida

Análise de atratividade do setor bancário, com base nos seguintes itens:

  • Ranking da plataforma PenseRico, mostrando sua colocação no ranking.
  • PSBe, mostrando o potencial de valorização.
  • Crescimento do lucro liquido no último ano
  • FCD, mostrando o potencial de valorização (usei 8% p/ todas as empresas).
  • Resultado, sendo o valor “Total” a classificação com base na soma de cada item, qto menor mais atrativo.

bancos

BRSR6 aparece como o mais atrativo. O que tb imputa aí um risco a mais, que é o seu controlador, o Estado do RS, que passa por dificuldades financeiras.

19 curtidas

Excelente, Cadu, obrigado!

Apenas uma dúvida, por que BIDI ficou de fora do comparativo?

1 curtida

ShoW!!

1 curtida

Muito nova, e com múltiplos esticados. Eu considero ela mais uma finatech do que um banco propriamente dito.

1 curtida

ITSA não é banco… Comparação um pouco complicada devido haver outros segmentos atrelados a ela. Mas gossssstei…:sweat_smile:

Itausa tem 90% do seu capital em Itaú. Mais banco que isso não tem rs.

2 curtidas

Eu concordo, mas por falta de base de comparação tenho utilizado os bancos como parâmetros. Com qual outra ação você faria o paralelo com BIDI?

1 curtida

Difícil, mas usaria como comparação empresas como LINX, SQIA e TOTS.

1 curtida

Análise de atratividade do setor de construção, com base nos seguintes itens:

  • Ranking da plataforma PenseRico, mostrando sua colocação no ranking.
  • PSBe, mostrando o potencial de valorização.
  • Crescimento do lucro liquido no último ano
  • FCD, mostrando o potencial de valorização (usei 8% p/ todas as empresas).
  • Resultado, sendo o valor “Total” a classificação com base na soma de cada item, qto menor mais atrativo.

construcao

Tirando EZTC, que sofreu mais no resultado em 2018, todas as demais estão muito próximas em termos de atratividade. Mas JHSF ainda tem muitas incógnitas e ajustes a serem feitos no balanço, por isso eu diria que TEND, MRVE e TRIS seriam as mais atrativas do setor hoje.

OBS: Em JHSF usei os números ajustados, veja aqui: JHSF

10 curtidas

Análise de atratividade do setor de seguro - atualização com os resultados de 2018, com base nos seguintes itens:

  • Ranking da plataforma PenseRico, mostrando sua colocação no ranking.
  • PSBe, mostrando o potencial de valorização.
  • Crescimento do lucro liquido no último ano
  • FCD, mostrando o potencial de valorização (usei 8% p/ todas as empresas).
  • Resultado, sendo o valor “Total” a classificação com base na soma de cada item, qto menor mais atrativo.

seguro

Na análise comparativa anterior, SULA estava em primeiro. Acontece que desde a analise, SULA se valorizou 44%, contra 15% de PSSA. O que pesou para esticar os indicadores de SULA, e torná-la menos atrativa do pto de vista de valor comparada a PSSA.

9 curtidas

P/ fins de curiosidade, peguei todas as empresas dos 4 setores que fiz esta análise, e coloquei todas no mesmo ranking, classificando novamente em ordem decrescente de atratividade (da mais atrativa p/ a menos). Segue o resultado (só coloquei até a vigésima empresa):

total

17 curtidas

Legal! 8 das minhas empresas estão no ranking. Bom sinal :grin:

1 curtida

Pq utilizou itub4 e não itub3?

1 curtida

showw :clap::clap::clap:

1 curtida

É que já tinha os dados na minha planilha e aí acabei nem comparando com a 3, pois presumi que estava com o mesmo efeito de valor de ITSA, com a PN mais barata.
Mas realmente a ON em ITUB está mais barata.